Para Humboldt o homem não criou sinais de comunicação para satisfazer uma necessidade externa, muito pelo contrario, para ele a evolução da comunicação se deu pois o homem é um ser pensante que tem como perspectiva , criar um estrutura de códigos que moldem suas ideias.
Sendo assim a língua é responsável pela evolução espiritual da humanidade e acompanhar seus avanços e retrocessos.
Na ótica humboldiana, o psiquismo individual é o fundamento da língua, sendo determinante das regras de linguagem originadas na psicologia subjetivista. Desse modo, a língua é vista como um fluxo inconstante de fala, indicadora de enunciados singulares que não se repetem, embora sejam compreensíveis em cada grupo social.
Ludwig Wittgenstein (1889-1951)
Segundo Wittgenstein considera a linguagem como parte constitutiva de determinadas formas de vida e a função exercida pelo linguagem é relativa a individualidade de uma nação, através da qual a linguagem se manifesta. Sendo que em cada forma de vida existente também existe seu modo de empregar a linguagem, existindo dialogo entre os interlocutores, quando esses sabem seguir as particularidades implícitas no dialeto.
Sendo nomeado por Ludwig, todo esse entendimento, de jogo de linguístico.
Desta forma, a a linguagem é entendida como uma atividade do cotidiano humano, sendo assim não há como fugir de qualquer tipo de linguagem, pois esta intimamente ligada a nossos dias.
De acordo com Wittgenstin, os jogos de linguagem acentuam diferentes contextos onde as regras determinam os sentidos das expressões linguísticas, onde tais regras só podem ser entendidas através do aprendizado no convívio social.
Sem comentários:
Enviar um comentário